top of page

Entenda o INCC e os reajustes de suas parcelas

Você comprou um imóvel na planta, a construtora passou a enviar os boletos mensais e você constatou um aumento nas parcelas e também no saldo devedor?

 

Isso ocorre pelo seguinte motivo: há um indexador estabelecido contratualmente. Em geral, é utilizado o INCC (Índice Nacional da Construção Civil).

 

Este índice segue uma série histórica desde janeiro de 1944 e que mede a evolução dos custos de construções habitacionais. Os dados estatísticos vêm de 723 itens específicos, sendo 659 de materiais e 64 de mão-de-obra. Eles são extraídos de uma média de 7 capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Porto Alegre e Brasília.

Alterações no valor do cimento ou reajustes de salário da mão-de-obra são exemplos do que pode impactar no índice e, automaticamente, no valor de suas parcelas e saldo devedor.

 

O acesso aos índices mensais é muito simples e há diversos sites que os divulgam (clique para acessar). Portanto, acompanhe os dados e veja de perto os reajustes.

 

É importante frisar, ainda, que o INCC corrige os valores pagos até a entrega das chaves (sinal de negócio, parcelas mensais, balões e outros). Quando a obra é concluída, é muito comum restar um saldo devedor, que o cliente opta por quitar ou financiar.

 

No caso de financiamento, valem as condições e taxas da instituição financeira que cede o crédito. Uma dica: você não precisa optar por aquela que, eventualmente, sugiram a você. Faça simulações, negocie e pesquise. Escolha a instituição que mais lhe agradar e saiba que, dependendo da faixa de valor do imóvel, as taxas de juros podem ser mais atrativas em uma ou outra instituição.

 

 

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o INCC e as etapas da aquisição de um imóvel na planta, que tal escolher o seu?

 

E pra saber quanto está o INCC hoje acesse:

 

  www.portaldefinancas.com/incc_di_fgv.htm

bottom of page